Proteger-se dos picos de energia - UPS - Vantagens


Podem destruir dados vitais numa fracção de segundo... O que faz para se proteger das oscilações energéticas?

A relação entre os computadores e a electricidade nem sempre são pacíficas. Se quiser proteger o seu hardware e os seus dados, vale a pena aprender os perigos inerentes à utilização de uma tomada.
Veja as quebras de energia, por exemplo, nas ocasiões em que vê as luzes diminuir por um momento. Se o seu PC estiver a correr nessa altura, mesmo a mais pequena perda de energia pode fazer com que seja forçado a reiniciar, perdendo todo o seu trabalho ainda não gravado.

AMANHÃ - Discos Rigidos - Diferenças entre IDE, SATA, SAS e SCSI



Mais vale previnir...

Se quiser limitar o risco dos problemas energéticos, invista em protecção contra picos. Os protectores comuns contra picos energéticos usam um componente eléctrico chamado metal oxidem varistor (MOV). Como funciona? O seu hardware de protecção contra picos de corrente liga-se à tomada (normalmente é apenas uma ficha de extensão), usando a corrente principal e uma linha de terra através de um conjunto de MOVs (que essencialmente são semicondutores). Quando a voltagem no cabo eléctrico é normal, estes semicondutores têm uma resistência alta: não conduzem electricidade. Se a voltagem ficar muito alta, a resistência dos semicondutores cai rapidamente, permitindo que a electricidade seja conduzida para a ligação à terra. Isto reduz a voltagem no cabo principal e a resistência do semicondutor volta a aumentar para assegurar que os níveis de potencial nunca descem abaixo do normal.

Uma grande bateria

Uma resposta que resolve tanto quebras como picos de corrente é a fonte de alimentação ininterrupta (uninterruptible power supply – UPS). Essencialmente, é uma grande bateria. A UPS oferece uma fonte de energia alternativa ao seu PC, mantendo-o em funcionamento mesmo quando a electricidade se vai completamente abaixo. Mesmo as unidades de entrada de gama deverão facultar 15 minutos ou mais de energia de emergência – o que é mais do que suficiente para fechar o programa como deve ser. No entanto, tenha cuidado: há mais coisas a saber acerca desta tecnologia.

Offline/Online

Uma UPS é classificada em dois tipos. Pode ser um dispositivo offline (ou standby), que normalmente passa a energia directamente através da unidade sem tocar na voltagem. A UPS vigia a voltagem, e se esta cair, liga um inversor que fornece corrente directamente da bateria.

Esta abordagem é vulgar, mas em si não protege contra picos de corrente. Para além disso, leva uns milissegundos para a bateria ser ligada, o que pode ser o suficiente para afectar o seu PC.

A alternativa, uma UPS online, é muito melhor. Esta recebe a voltagem AC da corrente, converte-a em DC para carregar a bateria. Depois usa um inversor para recriar a voltagem da corrente principal e a passar para o seu PC, certificando-se que qualquer ruído e picos na linha original se percam. Mesmo se a corrente principal desaparecer, o seu PC não notará qualquer intervalo porque recebe a energia directamente da UPS.
Infelizmente, a tecnologia de UPS online é também mais cara e por isso não está disponível para todos os utilizadores domésticos

Qual o dispositivo de protecção energética mais adequado?

Invista o seu dinheiro de maneira sensata, seguindo os nossos conselhos

Os picos e as falhas de corrente são um perigo real para o seu PC e para os seus dados, mas precisamos de pôr as coisas em perspectiva. Muitas fontes de alimentação de PCs já têm uma protecção razoável contra picos de corrente, por isso as hipóteses de o seu PC ou outros componentes serem danificados é pequena. Ainda assim, a protecção básica contra picos de corrente é tão barata que faz sentido acrescentar mais uma camada de protecção.

Se pensa que precisa de mais protecção (talvez a fonte de alimentação lhe pareça instável), então procure um dispositivo de protecção com uma boa classificação para os níveis de voltagem que consegue aguentar. A APC (www.apc.com) é uma óptima opção.

Se também quer tratar das falhas de corrente, recomendamos que combine uma boa extensão de supressão de picos, com uma UPS offline. Isto não lhe dá a protecção de uma UPS online, mas a menos que esteja a proteger o servidor da empresa, não irá precisar de uma dessas.
Os dispositivos de protecção contra picos de corrente oferecem muitas entradas, de forma a protegerem vários equipamentos.

Como pode o Windows detectar e sobreviver a um apagão?

Ponha a sua UPS a trabalhar com o Windows para obter o melhor serviço possível.
Configure correctamente o Windows para que o Sistema Operativo detecte se a energia falhou.

Com uma UPS, o seu PC manter-se-á em funcionamento mesmo se a energia falhar completamente, mas não se mantém para sempre. No caso da energia da bateria da UPS se gastar, é útil ter alguma ajuda. É aqui que entra o Windows Power Manager.
Os melhores sistemas de UPS são capazes de se ligar ao seu PC, dizer ao Windows o que se passa, e permitir que a função Power Manager reaja à situação. Não é infalível, mas se não estiver presente, é a sua melhor esperança.