SVGA - Super Video Graphics Array
As placas de vídeo modernas são as do tipo SVGA (Super VGA), que por sua vez derivam das placas VGA. A diferença entre as actuais placas SVGA e as antigas placas VGA é o maior número de cores e maiores resoluções que podem utilizar. Além disso, as placas SVGA modernas possuem recursos avançados, como aceleração de vídeo, aceleração 2D e aceleração 3D.
A principal característica das placas SVGA é a obtenção de modos gráficos com alta resolução e elevado número de cores. Enquanto as placas VGA podiam operar com 256 cores apenas na resolução de 320x200, as placas SVGA do início dos anos 90 apresentavam 256 cores simultâneas nas resoluções de 640x480, 800x600 e 1024x768, desde que equipadas com quantidade suficiente de memória de vídeo. Para chegar a 1024x768 com 256 cores, é necessário 1 MB de memória de vídeo. Com 512 kB de memória de vídeo, é possível utilizar 256 cores até à resolução de 800x600. As placas SVGA produzidas a partir de 1994 passaram a utilizar 2 MB, 4 MB, 8 MB e 16 MB de memória de vídeo, podendo operar com um elevadíssimo número de cores e resoluções mais altas.
DVI - Digital Video Interface
Já há algum tempo as placas de vídeo têm vindo com um conector chamado DVI (Digital Video Interface), que permite a ligação da placa de vídeo a monitores de cristal líquido que também possuam esta conexão.
A conexão VGA tradicional é analógica, assim como ocorre com outros tipos de conexão de vídeo tais como vídeo composto, super vídeo (S-Video) e vídeo componente. Como a placa de vídeo é um componente digital, é necessário converter os dados para o formato analógico para a transmissão, e depois o monitor de cristal líquido precisa converter estes dados de volta para o sistema digital.
Já a conexão DVI é feita de forma totalmente digital, apresentando a melhor qualidade de imagem na conexão do seu micro a monitores de cristal líquido. Há alguns poucos aparelhos de DVD topo de linha que também têm um conector deste tipo.
Na realidade existem os seguintes tipos de conexão DVI:
DVI-A: Esta conexão é analógica, porém com uma qualidade superior a do conector VGA. DVI-D: Conexão digital. É o tipo de conexão que falamos.
DVI-I: Tipo de cabo que permite transmitir tanto sinais DVI-A quanto DVI-D.
Single Link: Permite resoluções de até 1920 x 1080 a 60 quadros por segundo.
Dual Link: Permite resoluções de até 2048 x 1536 a 60 quadros por segundo.
Não é possível ligar aparelhos com saída DVI-A a monitores LCD com entrada DVI-D e vice-versa.
Se o transmissor for DVI-A, o cabo tem que ser DVI-A (ou DVI-I) e o monitor também tem que ser DVI-A. O mesmo vale para o padrão DVI-D. Na Figura 2 você confere a diferença existente entre esses conectores.
Se tem um monitor LCD com entrada DVI, prefira usar este padrão de conexão para obter melhor qualidade de imagem.
HDMI - "High-Definition Multimedia Interface"
É uma interface para transmissão de vídeo e áudio digitais de elevada qualidade, concebida para aparelhos de electrónica de consumo.
A componente de vídeo é, idêntica ao DVI, muito utilizado nas placas gráficas mais recentes e também em muitos monitores LCD.
Exactamente por isto, existem adaptadores e cabos HDMI/DVI.
O HDMI suporta todos os formatos de alta resolução, incluindo o 1080p (o mais exigente).
A componente de áudio transporta até oito canais de áudio não comprimido de elevada qualidade (192kHz/24 bits), mais do que suficiente mesmo para os melhores sistemas de som 7.1 actuais.
Basicamente, o HDMI permite substituir diversos cabos de vídeo e áudio por um único cabo de reduzidas dimensões, o que facilita a instalação dos sistemas e diminui a confusão criada pelos cabos.
Placa Gráfica -XFX Geforce 9400GT 1GB DDR2 DVI PCI-E
Placa Gráfica -XFX Geforce 9400GT Fatal1ty 512MB DDR2 DVI PCI-E
Contacto-nos a solicitar cotação, ficamos ao vosso inteiro dispor.
Etiquetas: Computadores, Hardware, Placas Gráficas