Intel Cria memória PCM, pode sub. DRAM e Flash


Tem um material similar ao usado nos DVD e CD regraváveis e não precisa de energia para armazenar dados. Chama-se Phase Change Memory (PCM) e a Intel acredita que pode substituir memórias DRAM e flash.


A tecnologia está a ser trabalhada pela Intel em parceria com a Numonyx. As duas empresas não poupam elogios aos feitos já alcançados por esta tecnologia: criadas com um material conhecido por Chalcogenide, as memórias PCM distinguem-se por serem não-voláteis (à semelhança das memórias flash não consomem energia, por exemplo), mas podem processar códigos (como as memórias DRAM).
De acordo com a PC Pro, os investigadores da Intel e da Numonyx lembram ainda que a tecnologia PCM dispõe de grande densidade, que permite armazenar mais dados em menos espaço físico, superando assim as limitações que hoje as memórias flash ainda apresentam.
Os investigadores das duas empresas pretendem juntar, nos próximos tempos, uma memória PCM com várias camadas, que poderá abrir caminho a uma solução energeticamente mais eficiente, com maior densidade, e não menos importante, mais rápida no que toca ao registo e leitura de dados.