Diferença entre os diversos DVD'S e Blu-ray


Tipos de DVD

Os DVD graváveis permitem somente uma gravação, não sendo possível excluir documentos, pastas, mp3, depois do disco finalizado (Disk At Once), enquanto os DVD regraváveis permitem apagar e regravar dados.

DVD Gravável

•DVD-R: somente permite uma gravação e pode ser lido pela maioria de leitores de DVD;
•DVD+R: somente permite uma gravação, pode ser lido pela maioria de leitores de DVD e é lido mais rapidamente para backup;
•DVD+R DL (dual-layer): semelhante ao DVD+R, mas que permite a gravação


AMANHÃ- 13 DE AGOSTO - Aprenda a gravar os seus albuns de musica preferidos



Diferença entre DVD+R e DVD-R

DVD+R e DVD-R possuem a mesma função e a mesma capacidade. Na prática, a diferença do DVD-R para a DVD+R é o desempenho: discos DVD+R são lidos mais rapidamente do que os discos DVD-R. Esta diferença só é sentida se usar o disco DVD para gravar arquivos de dados, isto é, usar como uma DVD de backup. Já que para ver filmes, o desempenho é o mesmo[2]. DVD+R só pode ser lido e gravado em gravadores DVD+R, e DVD-R só em gravadores DVD-R. Existem no mercado gravadores que conseguem gravar os dois tipos de DVD’s, chamados gravadores DVD±R ou dvd multi-recorder.

DVD Regravável


DVD-RW: permite gravar e apagar cerca de mil vezes;

DVD+RW: é uma evolução do DVD-RW. Também permite gravar e apagar cerca de mil vezes, mas possui importantes aperfeiçoamentos, em especial uma compatibilidade muito maior com os DVD Players, a possibilidade de editar o conteúdo do DVD sem ter de apagar todo o conteúdo que já estava gravado e um sistema de controlo de erros de gravação. Todos os formatos de DVD com o símbolo + (mais) são apoiados pela Dell, Hewlett-Packard, Mitsubishi/Verbatim, Philips, Ricoh, Sony, Thomson e Yamaha, através da DVD+RW Alliance[3].

DVD+RW DL: possui duas camadas de gravação, o que dobra a sua capacidade de armazenamento.

•DVD-RAM: permite gravar e apagar mais de cem mil vezes. A gravação e a leitura são feitas em uma série de círculos concêntricos, um formato que se aproxima mais do que ocorre nos discos rígidos (em todos os demais tipos de DVD, e também de CD, a gravação é feita em uma única linha contínua, uma espiral que parte do centro e termina na extremidade do DVD. Permite editar o conteúdo do DVD sem ter de apagar todo o conteúdo que já estava gravado. Oferece a possibilidade de gravação e leitura simultâneas (time shift) sem o risco de apagar a gravação. Compatível com poucos leitores de DVD. Possui uma única camada de gravação. Capacidade: versão 1.0 - de 2,58 GB (um lado) a 5,16 GB (dois lados), e versão 2.0 - de 4,7 GB (um lado) e 9,4 GB (dois lados). Formato apoiado pela Hitachi, LG, Maxell, Matsushita (Panasonic), Samsung, Toshiba e JVC, através do RAM Promotion Group (RAMPRG´

Blu-ray e HD DVD

Foram lançados no mercado duas novas tecnologias para substituir o DVD, com maior capacidade de armazenamento. São os formatos Blu-ray e HD DVD. Estes formatos utilizam um disco diferente, que é gravado e reproduzido com um laser azul-violeta ao invés do tradicional vermelho. O laser azul possui um comprimento de onda menor, o que permite o traçado de uma espiral maior no disco, podendo render até 50 GB e 30 GB de capacidade no caso do Blu-ray e HD DVD, respectivamente. Os dois formatos têm suas vantagens e desvantagens: o Blu-ray tem maior capacidade de armazenamento, chegando a 25 GB com camada única ou 50 GB com dupla camada, mas os discos, assim como os aparelhos para leitura, são mais caros para serem produzidos. O HD DVD por sua vez, é capaz de armazenar apenas 15 GB com camada única ou 30 GB com dupla camada, mas teria um custo menor de produção.
Apoiando o formato HD-DVD estavam Microsoft, Intel e Toshiba, entre outros. Do lado do Blu-ray estão Philips, Apple e Sony, entre outros. O espaço extra dessas novas tecnologias de DVD será utilizado para comportar filmes e jogos em alta definição, de acordo com esta geração de aparelhos televisores e videojogos. O Blu-ray é o sucessor do DVD.