Spyware consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o utilizador, sobre os seus hábitos na Internet e transmite toda a informação a uma entidade externa na Internet, sem o nosso conhecimento.
AMANHÃ - 04 DE AGOSTO - GRAVAR PDF ATRAVÉS DO OFFICE 2007
Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objectivo do computador ser dominado ou seja ser controlado, por uma entidade externa, por um Hacker.
Os spywares podem ser desenvolvidos por empresas comerciais, que desejam monitorizar os hábitos dos utilizadores para avaliar os costumes e vender estes dados pela internet. Desta forma, estas empresas costumam produzir inúmeros programas aperfeiçoando-os, dificultando cada vez mais a sua remoção.
Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos utilizadores. Identificam dados bancários, criam e enviam registos das actividades do utilizador, copiam determinados arquivos ou outros documentos pessoais.
Com frequência, os spywares costumavam vir legalmente embutidos em alguns programas que sejam shareware ou freeware. A remoção por vezes, era feita com a compra do software ou de uma versão mais completa e paga.
Trojan Horse ou Cavalo de Tróia
É um programa que age como a lenda do Cavalo de Troia, entra no computador e abre-se uma porta para uma possível invasão.
O conceito nasceu de simples programas que se faziam passar por esquemas de autenticação, em que o utilizador era obrigado a inserir as passwords, acreditando que estas operações eram legítimas. Por exemplo, na autenticação de uma shell, poderia ser um simples programa numa conta já aberta, e o utilizador que chegasse seria forçado a introduzir a sua password. O trojan iria então guardar a password e desproteger a conta para que parecesse legítima (a conta da vítima). Entretanto, o conceito evoluiu para programas mais completos.
Os trojans actuais estão disfarçados de programas legítimos, embora, diferentes de vírus ou de worms. São instalados directamente no computador. De facto, alguns trojan são programados para se auto-destruírem com um comando do cliente ou passado um determinado tempo.
Os trojans ficaram famosos na Internet pela sua facilidade de uso, fazendo qualquer pessoa possuir o controlo de um outro computador apenas com o envio de um arquivo. Por isso os trojans têm fama de ser considerados "ferramentas de script kid".
Etiquetas: Computadores, Software