Criar uma Máquina Virtual


Máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real.
Ao invés de ser uma máquina real, isto é, um computador real, feito de hardware e executando um sistema operativo específico, uma máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de simulação. A memória, processador e outros recursos são virtualizados. A virtualização é a interposição do software (máquina virtual) em várias camadas do sistema. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução.

Disponibilizamos um documento em formato pdf, que explica como instalar uma máquina virtual e como configura-la - Experimente.

Download -Manual de Instalação e Configuração de uma máquina Virtual


AMANHÃ - O QUE É UM KVM? BENEFICIOS PARA A SUA ORGANIZAÇÃO OU REDE DOMESTICA



Estas máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem utilizar outros sistemas operativos dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa. Muitos utilizadores, utilizam este recurso para manter uma cópia do Windows sempre disponível para quando precisam de algum programa específico.


Vantagens em criar uma máquina Virtual:

•Permite substituir diversas máquinas físicas existentes por máquinas virtuais, poupando desta forma espaço real (e energia eléctrica).
•Podemos simular, num único computador, uma rede com diversos computadores (virtuais funcionais) e com diferentes sistemas operativos.
•Podemos continuar a utilizar software e hardware que supostamente só "funciona" em sistemas mais antigos.
•Podemos testar a compatibilidade de uma determinada aplicação em diferentes sistemas operativos, sem sairmos do mesmo PC.
•Podemos usar uma máquina virtual para fazer diversos testes, instalações, sem estarmos preocupados com o sistema operativo base.
•É possível duplicar inúmeras vezes cada máquina virtual, sem necessidade de proceder a novas instalações (demoradas) de sistemas operativos.
•É possível criar diversos pontos de restauro.
•Cada máquina virtual ficará residente numa pasta no nosso sistema base.