Windows.Phone 7 Series no final de 2010


Microsoft lança Windows Phone 7 Series no final de 2010
É um sistema operativo para smartphones, mas integra redes sociais, mapas, Office, jogos da Xbox e o leitor de multimédia Zune. Chama-se Windows Phone 7 Series. A Microsoft prevê a estreia para o final de 2010.


A Microsoft aproveitou o World Mobile Congress (em Barcelona, de 15 a 18 de Fevereiro) para mostrar o próximo sistema operativo para o segmento dos smartphones.

A meio da conferência para os jornalistas, Steve Ballmer, administrador da Microsoft, fez uma confissão: "há cerca de 2,5 anos decidimos dar um passo atrás e fazer uma reformulação deste produto". Na primeira aparição pública, o Windows Phone Series 7 parece confirmar o corte com o passado, sem vergonha de seguir tendências iniciadas por marcas concorrentes em detrimento do legado "Windows", mas mais importante ainda, apostando na integração de funcionalidades e serviços, que antes exigiam a activação de aplicações em separado.

Um exemplo do que permite o Windows Phone 7 Series: o utilizador pode abrir a agenda, aceder directamente a uma foto de um amigo num portal social, localizar essa imagem no mapa e aproveitar para reenviar a foto, por e-mail, para outros amigos - todas as acções feitas de seguida, sem interrupções ou saltos entre aplicações.

À flexibilidade prometida pelo novo sistema operativo junta-se a integração com as ferramentas do Office (há uma versão do outlook instalada localmente), o acesso a jogos do portal Xbox Live e ainda o leitor de multimédia Zune, que se tornou num dos trunfos da Microsoft para a conquista do segmento dos smartphones.

A Microsoft lembra que o novo sistema operativo foi desenvolvido em parceria com várias marcas de terminais (Qualcomm, Garmin/Asus, Toshiba, LG, HP, HTC, LG e Sony Ericsson).

Desta parceria resultou a definição de requisitos de hardware e software que deverão nortear o fabrico de máquinas compatíveis com o novo sistema operativo da Microsoft para os terminais móveis.