Netbooks - Qual a finalidade?


O primeiro passo para a compra de um notebook é analisar para qual finalidade será utilizada e a quais necessidades deve atender. Abaixo temos uma série de critérios a serem levados em consideração na hora da escolha:

Finalidade/Necessidade: Se já possui um computador de mesa na sua casa e procura no netbook um substituto é provável que encontre dificuldades em encontrar um notebook barato com o mesmo desempenho do seu desktop. Comece a analisar quais são as principais tarefas que costumam efectuar no seu computador. Caso não tenha computador e já vai partir para um notebook pense para que você o quer. A partir dessa análise podemos identificar os requisitos do notebook que será comprado. Para exemplificar, vejamos duas utilizações possíveis para o notebook:

AMANHÃ - 29 DE JULHO - CONEXÕES VPN - VANTAGENS E REQUESITOS BASICOS




Perfil 1:

Utilizo o computador para digitalizar documentos da faculdade ou do trabalho, ler e-mails, para pesquisas na internet, utilizo o msn ou skype. Ouço MP3 e vejo vídeos. Tenho costume de armazenar filmes e fotos no computador.

Perfil 2:

Utilizo o computador para digitar trabalhos pessoais, ler emails, para conversar através do skype, msn. Vejo vídeo, tenho o costume de armazenar vídeos e fotos no computador. Gosto de editar as minhas fotos e produzir vídeos. Trabalho com aplicações de edição de gráficos como o Photoshop. Trabalho com aplicações de programação como o Delphi. Gosto de jogar no computador.

Analisando os dois perfis acima dá para perceber que o segundo perfil exige um notebook com melhor desempenho em relação ao do primeiro perfil.
Agora que já temos uma ideia de como podemos determinar o perfil de utilização do computador, passemos agora para a análise dos principais componentes do notebook.

•Processador

É muito importante escolher o processador de acordo com o tipo de uso que o notebook terá.
Para o perfil 1 o processador pode ter características de processamento mais modestas. Um processador com frequência de 1.6GHz e com Cache L2 de 1Mb já satisfaz. Nesta categoria encontramos alguns processadores do tipo Intel Celeron, AMD Sempron. Já para o perfil 2, o processador escolhido deve ser um processador mais robusto, com maior poder de processamento, neste caso recomenda-se processadores com frequência superior a 1.6Ghz e com no mínimo 2Mb de Cache L2. A “Cache L2” é uma espécie de memória interna do processador que serve de área de armazenamento de dados enquanto o processador está a processar as informações. Quanto maior for a cache L2 maior será o desempenho do processador, visto que o tempo de acesso às informações é menor, uma vez que os dados relevantes ficam no próprio processador. Processadores do tipo Intel Core Duo, Core 2 Duo, Centrino, AMD Turion seriam os indicados para este tipo de perfil.

•Memória

Deve-se avaliar qual será o sistema operativo utilizado no notebook. Comercialmente hoje em dia temos o Windows Vista e o Linux. No caso do primeiro recomenda-se no mínimo 1GB de memória RAM. Para o segundo recomenda-se configurações a partir de 512Mb de memória RAM. No caso do Windows Vista nem pense em comprar um computador com menos de 1Gb de memória, caso contrário a sua experiência poderá ser desagradável. No caso do perfil 1 apresentado, memória de 1Gb seria suficiente. No caso do perfil 2 no mínimo 2Gb de memória RAM. Para os que desejam utilizar o notebook para jogar os jogos mais actuais do mercado, sugiro considerar 4GB de memória RAM com a tecnologia DDR2 e frequência de 667 Hz.

•Armazenamento

A capacidade de armazenamento de um notebook pode variar muito, há modelos comerciais que variam de 80Gb até 250Gb. O mínimo aceitável para os dois perfis seria de 80Gb, sendo que o ideal seria 160Gb para ambos. Vale lembrar que hoje em dia é possível utilizar HDs externos como forma secundária de armazenamento (para armazenar filmes e músicas por exemplo), bem como pen drives e discos de DVD. Portanto não encareça muito o seu notebook em função do tamanho do HD.

•Placa de vídeo

Há basicamente dois tipos de placas com relação ao uso de memória. As que utilizam memória partilhada, ou seja, irão utilizar uma porção da memória RAM do notebook, e outras que utilizam memória própria. Caso opte pelo primeiro tipo, não compre notebooks com menos de 1Gb de RAM. Caso opte pelo segundo tipo, recomenda-se que a placa tenha no mínimo de 64MB de memória. Com esta configuração será possível ver filmes e jogar jogos mais simples no computador. Para jogos que exigem maior poder gráfico, será necessário avaliar as placas de vídeo disponíveis para este fim. Uma delas é a NVIDIA GeForce 8700 M GT com 512MB de memória dedicada.

•Conectividade

Acessórios de conectividade não podem faltar num notebook, sendo essencial a existência de no mínimo 4 portas USB. Leitores de cartão de memória.Portas firewire e outros diapositivos. Se irá utilizar o telemovel em conjunto com o notebook, levem em consideração a aquisição de um notebook com bluetooth.
Hoje em dia é comum existir em diversos pontos nas cidades locais onde se pode aceder à internet através de uma conexão sem fio (Wireless). Isto posto, é recomendável que se compre um notebook com recursos de rede sem fio já incorporados ao equipamento. Ter que comprar uma placa mais tarde pode se tornar dispendioso.

•Tamanho/Mobilidade

Um dos principais atractivos do notebook é a portabilidade, ou seja, a capacidade que se tem de transportar para qualquer lugar. No entanto, esta tarefa pode se tornar “pesada” se a sua escolha for por um notebook com ecrãs a partir de 15,4″. Um notebook com este tamanho de ecrã já se torna um computador pesado para o dia-a-dia. Se a intenção for andar com o notebook para todo o lado, opte por ecrãs de 14,4″. Leve em consideração também o tipo de trabalho que será desempenhado, ecrãs menores oferecem menor área útil para se trabalhar.

•Bateria

Um dos principais problemas deste tipo de micro computadores é a duração da bateria. Os notebooks comerciais geralmente vêm com baterias de 6 células, que oferecem na média 2 horas de trabalho com o notebook. Há a possibilidade de se adquirir baterias com maior número de células. Não há um consenso sobre qual a melhor maneira de se utilizar o notebook com o intuito de maximizar o tempo de bateria. Porém, algumas dicas são válidas:
- Compre somente notebooks com bateria de íon-lítio, tem tendência a maior duração.
- Sempre que possível diminua o brilho do monitor, até o limite onde se tenha uma visão confortável do ecrã, pois cerca de 45% do gasto de bateria corresponde ao monitor de LCD.

Para finalizar, tenha bom senso e escolha um netbook de acordo com suas necessidades.