Como reduzir o ruido de um computador


Quando compramos um computador, raramente nos preocupamos com o barulho que ele pode fazer. Mas ficamos incomodados com os ruídos que emite, principalmente no verão. Isso acontece porque o hardware acciona dispositivos instalado no sistema para diminuir o aquecimento.

AMANHÃ - 28 DE JULHO - NETBOOKS - QUAL A FINALIDADE?



Um computador "saudável" não deve emitir sons com mais de 30 decibéis, a uma distância de um metro. Se ultrapassar esse limite, algo de errado pode estar a acontecer com o PC e é conveniente procurar um especialista. Avalia-se o sistema de ventilação da máquina e, se necessário, trocar alguns componentes,
Esse ruído pode ser causado por um problema específico ou pelo conjunto de sons de todos os componentes a funcionarem ao mesmo tempo . Por exemplo: o barulho da fricção mecânica dos micro motores que movimentam as ventoinhas (fans); vibração causada pela má qualidade da caixa ou montagem imprópria.
Na maioria dos casos, as ventoinhas de refrigeração do CPU e a fonte de alimentação são as responsáveis. Outros dispositivos como discos e leitores podem causar ruídos característicos quando estão em uso.
Normalmente os pc são colocados em ambientes onde não há ventilação adequada, o que prejudica o bom funcionamento do PC. O pó também pode agir como um tipo de isolante térmico e impedir que o ar circule adequadamente, reduzindo a capacidade de arrefecer dos ventiladores internos.
Cada vez mais, os computadores tendem a fazer mais barulho, devido ao maior poder de processamento.
Para que o seu computador deixe de fazer barulho, evite comprar ventoinhas de má qualidade, do qual provocam barulho e não arrefecem o seu computador.
Para minimizar o ruído poderá colocar umas borrachas isoladoras especiais na fonte de alimentação, discos, leitor de cd's, etc, deste modo consegue reduzir o ruído.