PLC (Power Line Communication)



"Power Line Communication" é a tecnologia na qual se utiliza a rede eléctrica de distribuição como meio físico para o transporte de sinais de dados, vídeo e voz, aproveitando a estrutura já previamente instalada.
O sistema prevê a utilização da rede eléctrica para serviços de telecomunicações e para o fornecimento de acesso à internet em banda larga.
A topologia da rede será a mesma usada para distribuição de energia eléctrica, tornando cada tomada um ponto potencial para transmissão de dados, transformando desta maneira a rede eléctrica de prédios e residências em uma verdadeira LAN.

SEGUNDA-FEIRA - 27 DE JULHO - Como reduzir o barulho num computador



Como o sistema PLC Funciona?

A partir de um ponto de terminação na rua disponibilizado por uma empresa operadora de telecomunicações, é instalado um Master PLC interligando-o ao referido ponto com um cabo de dados (normalmente a porta Ethernet de um cable modem), assim o sinal PLC é transmitido pelo Master nos fios eléctricos secundários do transformador vizinho através de conectores adequados. Deste modo, todos os consumidores (em média 50) que estiverem ligados no circuito eléctrico deste transformador estarão a receber o sinal em todas as tomadas da residência, em alguns casos será necessário instalar um repetidor no medidor de energia para reforçar o sinal. Finalmente o sinal será captado em uma tomada eléctrica pelo modem PLC e disponibilizado em uma porta padrão Ethernet para ligar na placa de rede do computador.




Vantagens do uso da PLC

Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia eléctrica, qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de rede, ou seja, só é preciso ter o equipamento de conectividade (que normalmente é um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Além disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar a até 200Mbps em faixas frequência de 1,7Mhz a 30Mhz.

Desvantagens do uso da PLC

Uma das grandes desvantagens do uso da PLC (ou BPL), é que qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de interferência, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofrequência, como receptores de rádio, telefones sem fios, e dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferência. A tecnologia usa a faixa de frequências de 1,7MHz a 50MHz. Outra desvantagem é o facto de ser half-duplex sem esquecer que é um sistema de rede partilhada. Estas duas características fazem com que o débito seja reduzido em comparação com outras tecnologias.